Você já deve ter visto uma criança deixando seus brinquedos de lado para brincar com potes da cozinha ou com cacarecos deixados na gaveta… Você já se perguntou por que isso acontece? Já parou para observar o que acontece quando os pequenos brincam com objetos aleatórios?
Diferente dos bonecos, carrinhos, ferramentas, comidinhas e brinquedos à pilha, os brinquedos não estruturados despertam a curiosidade das crianças. Eles possibilitam investigações, pois não têm funções específicas, regras pré-determinadas, tampouco vêm com instruções detalhadas sobre como devem ser utilizados. De fato, são brinquedos que oferecem liberdade para a criança explorar a criatividade e usar a imaginação para elaborar suas próprias perguntas e encontrar diferentes respostas .
Quando estão em contato com esses objetos, as crianças exploram, criam hipóteses e testam diversas formas de brincar, construir e solucionar problemas. Com materiais variados, elas aprendem ao tocar, manipular, empilhar, derrubar, experimentar diferentes texturas, pesos, formas e tamanhos dos objetos. Eles aguçam seu desenvolvimento sensorial e a compreensão do mundo ao seu redor. Ao mesmo tempo, as crianças aprendem sobre causa e efeito e resolução de problemas com criatividade e autonomia.
Não há problemas em brinquedos comuns, mas esses serão sempre aquilo para o qual foram definidos. O fogão e a panelinha são sempre para fazer comida, enquanto um rolo de fita traz inúmeras possibilidades, que podem ter características sensoriais, visuais, sonoras, ou seja, usar todos os sentidos que a criança dispõe. Quando limitamos as crianças a atividades guiadas, nas quais já há regras e um resultado predefinido, elas tendem apenas a reproduzir o que já foi feito.
O fascínio das crianças por objetos não estruturados revelam a importância fundamental dessas experiências para o desenvolvimento infantil. Enquanto brincam com materiais simples e multifacetados, os pequenos mergulham em um universo de exploração, experimentação e criatividade, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sensoriais e sociais de maneira autônoma e intuitiva. Ao privilegiar a liberdade e a diversidade na brincadeira, permitimos que as crianças se tornem não apenas espectadores, mas protagonistas na construção do conhecimento e na compreensão do mundo ao seu redor.
Sem limitar suas experiências a resultados predefinidos, abrimos espaço para que cultivem a curiosidade, a imaginação e a capacidade de resolver problemas de forma criativa. Preparamos as crianças para enfrentar desafios e as instigamos a fazerem descobertas ao longo da vida!