Tutoria – Para acompanhar de perto cada estudante

Na Escola da Serra, todo aluno tem um professor-tutor que acompanha de perto, ao longo de todo o ano, o seu desenvolvimento pedagógico, social e emocional. A tutoria ajuda com a organização dos estudos (prazos, desenvolvimento de tarefas, metas, prioridades) para formar um indivíduo autônomo, autoexigente e responsável para realizar trabalhos com profundidade e qualidade.

O tutor compartilha informações pertinentes com os demais professores do aluno e seus responsáveis, tornando-se o principal interlocutor entre a Escola e a família. Periodicamente, há encontros para esclarecer dúvidas sobre a evolução dos filhos, acordar estratégias e prestar orientações que beneficiem o desenvolvimento integral deles.

Entre o tutor e aluno, a partir da escuta e do diálogo, vai sendo construída uma relação fraterna e de confiança. O tutor vai se tornando uma referência de valores para crianças e para os jovens, vai se legitimando como aquele que aconselha e é ouvido, que atiça o estudante a tomar consciência de seus desejos e potenciais, que o provoca a comprometer-se com a busca de realização de seus próprios sonhos.

No início do ano, os alunos indicam quatro possíveis tutores e aquele que eles mais gostariam. Os coordenadores reunidos com o setor de Psicologia tentam contemplar os pedidos, assegurando que as necessidades de todos sejam correspondidas.

Estando definidos os tutores, começam encontros semanais para acompanhar as formações. A tutoria é uma iniciativa que fortalece as relações e beneficia o desenvolvimento integral do estudante!