Sarau da Serra

Aprender pela arte e pelo protagonismo. Cultivar a sensibilidade e o apreço por diferentes modalidades artísticas. Essas são algumas das vivências oportunizadas aos alunos do 1º Ciclo ao Ensino Médio no Sarau da Serra, atividade que acontece mensalmente na Escola.

Em cena, eles se revezam como mestre de cerimônias, declamam poesias, dançam, cantam, tocam, apresentam as próprias criações ou de outros artistas. Na plateia estão colegas e professores.  A cada edição, eles fazem a escolha do repertório, tendo a oportunidade de conhecer artistas e poetas de estilos variados, desenvolver habilidades e revelar talentos.

Nos textos lidos e nos jogos de improviso, brincam com rimas e entonação, descobrem a beleza das linguagens, desenvolvem a comunicação. Em cada manifestação artística há uma descoberta estética, um corpo que encontra uma forma de expressão, um despertar da própria identidade.

Na Escola da Serra o sarau é reconhecido pelo seu valor cultural e formativo. Crianças e jovens se arriscam, entram em cena com ou sem apreensão dispostos a aprender, a participar, a mostrar o que pensam, gostam, sonham. Cada chamada proferida pelos alunos – Sarau da Serra! – é um encontro com a arte, é um convite à alegria e à descoberta das potencialidades.