É com alegria que apresentamos a você a nossa Escola. Um sonho comum, uma jornada compartilhada com dedicação diária para proporcionar uma educação cada vez mais significativa para crianças e jovens.
Oferecemos todos os segmentos da educação básica, e nosso conceito de educação é singular e inovador. A organização dos processos pedagógicos é ousada e está sintonizada com as demandas do século XXI.
Valorizamos a autonomia, o protagonismo, a criatividade, o pensamento crítico, os interesses e as habilidades de cada aluno. Trabalhamos para desenvolver o gosto pela aprendizagem e utilizamos processos que fortalecem a cooperação. Nosso propósito é formar indivíduos que se sintam capazes, autoconfiantes e que se dediquem aos seus sonhos e às suas potencialidades; que sejam construtores de uma sociedade ética, solidária, justa e próspera.
Na Educação Infantil a proposta pedagógica baseia-se em autores construtivistas que nos apresentam o conceito de desenvolvimento da autonomia moral, da autonomia do pensamento e da autonomia da ação, e organiza-se segundo proposto pela BNCC. Consideramos dois os eixos estruturantes: as interações e a brincadeira, linguagens essenciais da infância, por meio das quais a criança se relaciona com o mundo, compreende, cria e recria as experiências sociais. Asseguramos seis direitos aos pequenos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. E cinco campos de experiência organizam os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: O eu, o outro e o nós; Corpos, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O Ensino Fundamental é dividido em três Ciclos e o currículo é organizado nas seis áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Matemática, Corpo e Mente (Educação Física Capoeira, Tai Chi Chuan, Aikido e yoga); Artes (Teatro, Dança, Artes Visuais, Música). A partir do Segundo Ciclo, os Roteiros de Pesquisa são a estratégia central da nossa pedagogia. Negociados pelo aluno com os professores das diferentes áreas, os Roteiros constituem guias de uma jornada de aprendizagem que levará o aluno a dominar os conhecimentos.
O Primeiro Ciclo, de 6 a 8 anos, a organização valoriza o acolhimento afetivo, social e pedagógico das crianças e um olhar específico para seu nível de maturidade e prontidão para trabalhos coletivos e a aquisição de conhecimentos. Os alunos ainda totalmente heterônomos (sem autonomia) são organizados em uma turma à parte dentro do Ciclo, denominada Transição. No Primeiro Ciclo os professores regentes são responsáveis pelas áreas de Linguagem, Matemática e Ciências, e os professores especializados trabalham em cooperação, realizando planejamentos conjuntos e buscando ações interdisciplinares.
No Segundo Ciclo, de 9 a 11 anos, a equipe de educadores presente nos salões é composta de professores regentes e professores especialistas, além de auxiliares pedagógicos. Os alunos negociam individualmente com os professores de cada área de conhecimento os roteiros de pesquisa a estudar, podendo propor um conteúdo de seu especial interesse no momento dentre aqueles constantes do currículo do Ciclo.
No Terceiro Ciclo, de 12 a 14 anos, todos os professores são especialistas. Amplia-se a abrangência da disciplina Ciências Humanas e Sociais com os conteúdos Filosofia e Sociologia, e Ciências Naturais incorpora conteúdos de Física e Química. Um projeto anual de enorme significado tem lugar nesta fase: o acampamento de cinco dias em local não estruturado e de rara beleza. Uma vivência intensa e transformadora para os alunos.
O Ensino Médio, que constitui um Ciclo em si, na faixa de 15 a 17 anos, o currículo é pensado na perspectiva do desenvolvimento pessoal, impulsionando processos de construção de identidades e de resgate da autoestima, do autoconceito, da autoconfiança e da visão de futuro. Mas, também, na perspectiva de uma formação mais consistente para uma inserção crítica, criativa, produtiva e adequada (atitudes) no mundo do trabalho, potencializando a aquisição de habilidades de autogestão (evolução pessoal), de heterogestão (coordenação da atuação de outros) e de cogestão (trabalho em equipe).