Calculadora do Futuro

Um projeto pela conservação da natureza

Para obter informações confiáveis e fazer previsões assertivas sobre a conservação da biodiversidade, os alunos do 3º Ciclo descobriram a importância de reunir duas áreas do conhecimento: a Ciências da Natureza e a Matemática.

Com os professores Sofia Velasquez (Ciências da Natureza) e Vicenzo Barros (matemática), eles participaram do projeto “Calculadora do Futuro” para estudar os biomas brasileiros e relacioná-los aos conceitos de estatística e de porcentagem.  

Os alunos foram divididos em grupos e pesquisaram as características da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga, da Mata Atlântica, do Pantanal, do Pampa, e os impactos ambientais enfrentados. Além disso, eles estudaram fatores como solo e vegetação, utilizaram dados numéricos obtidos no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na construção de tabelas e gráficos comparativos entre os biomas.

Cada grupo reproduziu um bioma, que foi apreciado no evento Ciências e Tecnologia. Para criar os ambientes, eles construíram árvores, animais e plantas em tamanho similar ao real. Também apresentaram informações numéricas sobre fauna, flora, porcentagem de desmatamento e espécies em extinção. 


Foi um projeto para toda a comunidade escolar valorizar mais a natureza e ampliar a consciência sobre a  importância de preservar a biodiversidade brasileira!

Leia mais

Calculadora do Futuro

Um projeto pela conservação da natureza Para obter informações confiáveis e fazer previsões assertivas sobre a conservação da biodiversidade, os alunos do 3º Ciclo descobriram

Leia mais »