Festa da Cultura Popular Brasileira

Em cena, a riqueza da Cultura de Quilombo

Conhecer, reconhecer e homenagear a cultura quilombola, um patrimônio valioso para o Brasil. Uma cultura que guarda os saberes dos povos africanos que resistiram à violência colonial. Partindo desse propósito, a Escola da Serra realizou mais uma edição da Festa da Cultura Popular Brasileira. 

O tema foi escolhido por meio de processo democrático, que envolveu toda a comunidade escolar. Partindo do tema, os educadores e os estudantes fizeram pesquisas e leituras, visitaram e receberam quilombolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Aprenderam cantos e danças, receitas gastronômicas, ritos religiosos, cuidados com o meio ambiente. Para fomentar os aprendizados, familiares e professores compartilharam seus conhecimentos e suas experiências, fatos históricos e apresentaram personalidades quilombolas.  

No Mutirão das Artes, crianças, adultos, educadores e familiares se reuniram para dar os arremates finais da Festa. Os aprendizados e vivências culminaram na criação das apresentações que integraram Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Foi uma Festa espetacular, emocionante, que encheu os olhos de beleza! 

E todo o processo, que durou alguns meses, reafirmou o compromisso da Escola da Serra de ser um espaço de reflexão sobre questões culturais, sociais e políticas. Possibilitou a seus alunos oportunidades de conhecer e reconhecer outras visões de mundo, modos de vida e de organização social.

Leia mais