Qual a importância da literatura para a vida das crianças? O que a criança aprende com a leitura? Como ela pode integrar pais e filhos? Como despertar nas crianças o gosto pela leitura? Essas e outras perguntas inspiraram o Projeto Ciranda Literária do 2º Ciclo do Ensino Fundamental (9 a 12 anos).
Para iniciar a jornada, as crianças responderam ao formulário “Hábitos de Leitura” para refletir que tipo de leitor são. Depois participaram da curadoria indicando livros, que foram adquiridos pelas famílias para estruturar o acervo do Projeto, que está com mais de 130 obras. Eles também visitaram a Biblioteca Pública Infanto e Juvenil de Belo Horizonte. Uma oportunidade para valorizarem esse patrimônio cultural da cidade e dele usufruírem.
Para colocar os livros que levam para a casa, as crianças confeccionaram uma bolsa para tratarem com muito zelo as obras. A Escola produziu para cada estudante o “Caderno de Leitura” e a “Ficha de Leitura” para documentarem as impressões dos livros prediletos. Uma vez por mês é organizada a “Roda de Conversa”, que é uma oportunidade para compartilharem as experiências literárias. E os livros que eles leem e gostam ganham o selo “Li e Gostei” para dar dicas à comunidade escolar.
Objetivos do Projeto Ciranda Literária
Incentivar a leitura e o contato com livros
Tornar a leitura um ato prazeroso
Possibilitar o acesso a vários gêneros textuais
Desenvolver a linguagem verbal
Ampliar o vocabulário
Incentivar a leitura no ambiente familiar
Encantar a criança com outras realidades
Integrar família e escola
A proposta é dos professores Amanda Campinas, Carolina Duarte, Gabriel Cavalcante e Rita Gabrielli. Coordenação Pedagógica: Sara Villas