A arena, um conjunto de mesas ao ar livre, a sombra de uma árvore, o tanque de areia, o chão, o jardim. Na Escola da Serra há muitos espaços que são extensões da escola, que promovem descobertas, desafios, que alimentam a criatividade dos educadores e o desejo de aprender dos alunos. Ambientes que também favorecem relações de harmonia e de cooperação, que estimulam o movimento, a brincadeira e a livre expressão.
Os educadores da Escola da Serra estão sempre fazendo uso dos espaços de forma inventiva, de modo a propiciar diversas e novas experiências para os alunos. A arena é espaço para a contação de histórias, o compartilhamento de ideias e de pesquisas. A quadra é local para jogos, atividades circenses, saraus e encontros festivos. Nas mesas da cantina, os tutores fazem encontros com seus tutorandos. Os muros são grandes telas para pintura, ás árvores são desafios para os corpos, no salão com tatame acontecem atividades de dança, Yoga, Aikido e Tai Chi. Em diferentes recantos do pátio os estudantes trabalham em grandes ou pequenos grupos.
Os espaços polivalentes mostram a escola viva, propiciando encontros e possibilidades. Cada ambiente é um convite ao bem-estar e à integração dos educadores, dos alunos e também das famílias. E a Escola da Serra segue transformando seus espaços para atender novas demandas de acordo com a evolução do seu Projeto Pedagógico.